Veganos, sem glúten, sem edulcorantes, sem polióis e livre de conservantes químicos.
Faça login para ver a quantidade de pontos ou cadastre-se para começar a pontuar.
Confira alguns hábitos sustentáveis práticos que você pode incluir na sua rotina para gerar menos impacto no meio ambiente.
Sempre tive problemas ao me relacionar com hábitos sustentáveis na minha rotina, carregando uma culpa que talvez faça sentido pra vocês: a de invalidar minhas ações por pequenas transformações que não conseguia colocar em meu dia a dia.
Talvez só valha entender que cada um tem seu processo, e sabe quais ações sustentáveis fazem sentido no momento, e o mais importante, que sejam alcançáveis.
Toda essa introdução para complementar que:
“Esteja aberto para se reciclar, tanto interna, quanto externamente. Hábitos sustentáveis vão desde a sua rotina, até seu consumo diário.”
E falando em consumo, aqui vão alguns hábitos que você pode incluir na sua rotina para gerar menos impacto no meio ambiente:
Pegando um gancho da matéria sobre crise climática da Ale Luglio aqui no blog, 34% dos gases de efeito estufa são emitidos pela agropecuária e destes, 17% diretamente da pecuária. Além disso, segundo a FAO, 80% do desmatamento da Amazônia está relacionado com a pecuária.
Deixando de consumir alimentos de origem animal por 1 dia você:
Ou seja, é cada vez mais necessário entendermos que podemos ser agentes de transformação optando por proteínas vegetais na nossa rotina. Como disse ali em cima, recicle seus hábitos e dê a oportunidade para as proteínas vegetais!
Para a nossa alegria: um levantamento do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil) indicou que o consumo das carnes bovina, suína, de frango e de peixe caiu 67% entre os brasileiros na sua última pesquisa em relação ao ano anterior.
Comece agora!
Em um mundo onde nossas escolhas alimentares podem ter um impacto profundo no meio ambiente e na economia local, a preferência por alimentos orgânicos e o apoio aos pequenos produtores emergem como práticas essenciais para a promoção da sustentabilidade. Ao escolher alimentos orgânicos, estamos optando por produtos cultivados sem o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, o que ajuda a reduzir a contaminação do solo e da água, além de proteger a nossa biodiversidade.
Além disso, ao dar preferência aos pequenos produtores locais, estamos apoiando a economia de nossa comunidade. Os pequenos produtores muitas vezes empregam práticas agrícolas sustentáveis, cultivando alimentos de maneira consciente em harmonia com o meio ambiente. Isso também ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos a longas distâncias.
O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados em 2022. Ou seja, precisamos fomentar cada vez mais a cadeia da reciclagem.
É necessário pensarmos que pessoas também conseguem sua renda através da reciclagem, seja nas cooperativas ou associações, seja de forma autônoma. Então, que tal separar seus resíduos recicláveis secos e limpos?
Hoje podemos também priorizar materiais que já são reciclados em território nacional, como exemplo podemos trazer as latinhas de alumínio, as quais todas produzidas foram recicladas no ano passado.
Todos os resíduos da Floresta biO2 são destinados para a União dos Catadores de Piranguçu. Trabalho que apoiamos com a doação de uma nova máquina para a ajudar na reciclagem. Este contato e colaboração com a reciclagem é muito importante, para desenvolvermos um consumo mais consciente! Apoie a reciclagem! Compre apenas aquilo que vale a pena! Separe SEUS resíduos!
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por biO2 (@bio2.organic)
Uma publicação compartilhada por biO2 (@bio2.organic)
Sabe aqueles restos de frutas, vegetais e legumes que iriam pro lixo comum? Você pode compostar esses resíduos!
E o que é o processo da compostagem?
Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de certos tipos de resíduos, transformando-a em húmus e biofertilizante líquido, materiais ricos em nutrientes e fértil.
Posso fazer em casa?
COM CERTEZA! No nosso dia a dia, descartamos resíduos por aí sem gerar valor algum, quando, na verdade, são mares de nutrientes para o solo.
A redução do uso de plástico tornou-se uma necessidade urgente à medida que enfrentamos uma crise global de poluição plástica. Plásticos de uso único, como sacolas plásticas e garrafas, inundam nossos oceanos e prejudicam a vida marinha com a pesca fantasma e os microplásticos. Como mencionado anteriormente, o Brasil reciclou apenas 4% dos resíduos gerados em 2022, e a maior parte desse resíduo era composta por plástico.
Para combater esse problema, cada um de nós pode adotar práticas simples, como o uso de sacolas reutilizáveis, garrafas e copos reutilizáveis e escolha de produtos com embalagens realmente recicláveis. Além disso, apoiar iniciativas de reciclagem e conscientizar sobre o impacto do plástico no meio ambiente são passos importantes na redução do uso desse material prejudicial.
Um exemplo prático de como a biO2 traz essa preocupação no seu dia a dia é a redução do plástico no biO2 Lab, sua loja conceito e restaurante vegano! Lá são usadas embalagens ecológicas, feitas a base de babaçu e mandioca!
Conhecer a dinâmica socioambiental do seu bairro é crucial para promover a sustentabilidade em nível local. Isso inclui a compreensão da arborização urbana, da coleta seletiva de recicláveis, do papel dos catadores, da localização de pontos de coleta e da preservação dos corpos hídricos próximos.
Ao estar ciente desses aspectos, podemos tomar medidas mais informadas para melhorar nosso ambiente imediato. Isso pode envolver o apoio a programas de plantio de árvores, a participação na coleta seletiva, o apoio a iniciativas locais de reciclagem e a preservação de áreas verdes em nosso bairro.
Cada pequeno passo que damos em direção à sustentabilidade é valioso e pode criar um impacto significativo a longo prazo.
Quer trocar uma ideia? Comenta aqui! Estamos à disposição para construir um planeta mais sustentável, regenerativo e inclusivo! <3
Geógrafo pela Universidade Federal de Uberlândia e pós graduando em ESG e sustentabilidade corporativa, Gab é ambientalista e fundador do Planeta Pós Pandemia, uma comunidade empresa que busca conectar marcas com propósito à sustentabilidade prática. Também é embaixador do Greenpeace, Academia Amazônia Ensina e Menos1Lixo.
Para deixar seu comentário você precisa entrar ou cadastrar-se
Endereço de e-mail *
Senha *
Lembrar-me